• Uma alimentação e corpo saudáveis são cada vez mais desejados, mas a maioria das pessoas esquece que os olhos também necessitam de atenção e cuidado, já que 80% das informações que recebemos vêm através deles. Para se ter ideia, 4,2 bilhões de pessoas em todo mundo têm problemas de visão, sendo que 2,5 bilhões não têm acesso a medidas corretivas, segundo a Organização Mundial de Sáude (OMS). Diante desse cenário, está sendo lançada no Brasil a campanha “Levante a bandeira da visão saudável!. O objetivo é celebrar o Dia Mundial da Visão, no próximo dia 09 de outubro, e aumentar a conscientização sobre sobre a importância da saúde visual em todas as fases da vida.

    Em paralelo à ação online mundial #bettersightbetterlife, realizada pela líder mundial na fabricação de lentes oftálmicas Essilor, no território nacional a empresa promoverá, na semana em que se celebra o Dia Mundial da Visão (06 a 10 de outubro), publicações em suas redes sociais (www.facebook.com/EssilorVarilux, www.facebook.com/essilorcrizal e Twitter Essilor) sobre saúde dos olhos, dicas sobre visão e sobre a importância da visita frequente ao oftalmologista, entre outros, com o hastag #verbemvivermelhor.

    Os internautas poderão participar também da ação “Compartilhe Visão”. A cada dica de saúde compartilhada durante esse período, um teste visual gratuito será oferecido pela empresa, através do Instituto Ver & Viver, a pessoas de baixa renda em diversas cidades brasileiras. Ao total, serão oferecidos 30 mil testes até 30 setembro de 2015 e o marco inicial será no próximo dia 9 de outubro, no Largo do Machado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, quando serão oferecidos gratuitamente exames oftalmológicos a maiores de 18 anos. Os que necessitarem de correção para miopia e hipermetropia, até 6 graus, receberão na hora os óculos, não considerando astigmatismo.

    Esta ação inaugural é uma iniciativa é da Essilor Brasil, associada à Essilor Vision Foundation, em parceria com o Lions Clubs Internacional, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a Associação Brasileira da Indústria (Abióptica) e o Instituto Ver & Viver.

    A visão nítida é essencial para que se possa viver a vida ao máximo e estima-se que 2,5 bilhões de pessoas no mundo vêem mal e não têm acesso à correção visual. Em termos econômicos, 33% da população trabalhadora no mundo sofre com problemas da falta de correção visual, levando a uma perda de produtividade calculada em US$ 272 bilhões de dólares por ano, segundo dados do Vision Impact Institute.

    “A baixa visão pode ocasionar, além de menor rendimento escolar em crianças e adolescentes, sérios impactos na vida social e profissional de adultos e idosos, como por exemplo, dificuldade de se relacionar, dirigir, perda da produtividade no ambiente profissional etc.”, afirma Arnaud Ribadeau Dumas, Diretor Geral da Essilor Brasil, acrescentando ainda, que é fundamental um exame oftalmológico anual para a saúde dos olhos. E com dados levantados pelo Vision Impact Institute, Dumas alerta que a perda em produtividade no Brasil é estimada em 7 bilhões de dólares por ano, correspondendo a 19 milhões de dólares por dia, e que só os US$ 272 bilhões perdidos serviriam para cobrir os custos de exames oftalmológicos na metade da população mundial.
    Fonte: www.alagoas24horas.com.