• Lembra que a sua mãe dizia que cenoura fazia bem para os olhos? Então, ela estava coberta de razão, pois o betacaroteno presente na cenoura é transformada em nosso organismo em vitamina A, essencial para o corpo humano. A presença desta vitamina é sinônimo de benefícios para os olhos, que precisam estar nutridos adequadamente para um bom funcionamento
    Renato Tolazzi, médico oftalmológico do IMOF (Instituto Médico Ofalmológico Foz do Iguaçu), explica que o consumo de alimentos ricos em vitamina A, por exemplo, é fundamental para a proteção da retina contra inflamações, além de ajudar  - e muito - com a lubrificação dos olhos. "Se houver carência no consumo desta vitamina, o corpo reage com baixa visão noturna, irritabilidade e xeroftlamia, que é ardência nos olhos. Muitos pacientes acabam apresentando ressecamento nos olhos e resultado final pode direcionar para um quadro com infecções e conjuntivites. É preciso manter a vitamina A direto na alimentação" observa Dr. Renato.
    Atenção redobrada
    Alguns grupos precisam estar mais atentos com a falta desta vitamina no corpo humano. "Os idosos, as crianças e quem estiver com desnutrição precisam ter  mais cuidados, pois precisam manter os níveis necessários de vitamina A no organismo” conclui Dr. Renato Tolazzi, apontando em especial as crianças logo nos primeiros anos de vida.
    Além de consumir cenoura, outras ótimas fontes de vitamina A são:
    - Tomate, pimentão verde e vermelho, fígado, gema, espinafre e vegetais coloridos em geral.

    Dr. Renato Tolazzi orienta que um médico nutricionista seja consultado antes de iniciar qualquer dieta.

    Confira quais as outras vitaminas boas para os olhos. 
    Vitamina B2, ou Riboflavina
    O que faz?
    Fundamental para a atividade de várias enzimas que servem para proteger os olhos e previnem a catarata.

    Como conseguir?
    - Levedura de cerveja, leite, fígado, amêndoas, vegetais verdes e pão enriquecido
    Vitamina E
    O que faz?
    É antioxidante e protege a membrana celular já que neutraliza alguns radicais livres, que ajudam a desenvolver  catarata, a arteriosclerose e câncer. Alguns estudos apontam que esta vitamina pode sim ajudar a prevenção da catarata.

    Como conseguir?
    - Gema, vegetais (os de folha verde), nozes, óleos vegetais, germe de trigo e gordura de leite

    Vitamina C
    O que faz?
    É importante como antioxidante e na prevenção da catarata. A “C”, quando ingerida com a “E”, potencializa o seu efeito mais ainda. Os estudos recentes apontam que a falta desta vitamina  pode causar  degeneração macular senil - e outros estudos mostram que a presença dela reduz a pressão intra-ocular em doentes com glaucoma.

    Onde conseguir?
    - Couve (crua), vegetais de folhas verdes, tomate, melão e fritas cítricas (laranja, limão, etc)
    Luteína
    O que é?
    O consumo de grandes quantidades de frutos e vegetais com alta concentração de luteína reduz o risco da degeneração macular senil - além de proteger os olhos das lesões provocadas pelos raios solares.
    Onde conseguir?
    - Brócolis, milho, ervilha, vegetais em folhas verdes (crus), chicória (também crua) e abóbora.
    Fonte: www.paranashop.com.br