Vitrectomia é o nome que se dá à técnica de cirurgia do corpo vítreo, o fluido gelatinoso que preenche o interior do globo ocular. Ela é indicada no tratamento de diversas patologias oculares, tais como: buraco de mácula, membrana epiretiniana, membrana sub-retiniana, descolamento de retina, retinopatia diabética, tromboses venosas e retinopatia da prematuridade.
A vitrectomia pode ainda ser indicada em casos de complicações das cirurgias intra-oculares como as de catarata,infl amações e infecções intra-oculares, complicações do trauma ocular, descolamento de coróide seroso ou hemorrágico, reposicionamento da lente intraocular macular cistóide. Existem ainda outras indicações menos freqüentes.
A cirurgia
A cirurgia de vitrectomia é precedida de exames oftalmológicos e seguida por uma seqüência de procedimentos pré-operatórios. A internação se dá, normalmente, no dia da operação e exceto em casos especiais, o paciente não deve se alimentar e nem tomar água no mesmo dia. Na maioria das vezes, a cirurgia é realizada com a aplicação de anestesia local, sempre em ambientes adequadamente compostos por equipamentos sofisticados. A operação é feita através de três ou quatro micro incisões que permitem a utilização de minúsculos instrumentos como pinças, tesouras, pontas de laser e sondas. Em casos específicos, utiliza-se instrumentos de micro-calibre que dispensam os pontos no final da cirurgia.