Como a AIDS pode afetar a visão – CTV

Como a AIDS pode afetar a visão

O HIV pode afetar qualquer parte dos olhos, desde regiões mais superficiais como as pálpebras, até os tecidos profundos como retina, vítreo e nervos, causando doenças como retinites, descolamento de retina, sarcoma de Kaposi, além de diversos tipos de infecções oculares.

As chances de ter a visão afetada pela infecção são maiores quando a doença se encontra em estágios mais avançados, devido às alterações imunes provocadas pela doença, assim como por infecções oportunistas que aproveitam a queda da imunidade para se instalar.

Após a infecção pelo vírus HIV, é possível que se permaneça sem qualquer sintoma durante muitos anos, até que o estado de baixa imunidade facilite a existência de infecções e doenças em diversos órgãos, inclusive os olhos, por isso é muito importante evitar esta complicação com a prevenção da doença e fazendo o teste para sua detecção precoce. Conheça os principais sintomas da AIDS e como saber se tem a doença.

As principais doenças oculares provocadas pelo HIV são:

1. Lesões nos vasos sanguíneos

As microangiopatias, são lesões nos pequenos vasos oculares que provocam oclusões do fluxo de sangue ou sangramentos, podendo alterar da capacidade visual da pessoa afetada.

Geralmente, o tratamento é feito com a terapia antiretroviral, como Zidovudina, Didanosina ou Lamivudina, por exemplo, usados sob orientação do infectologista. Entenda como é feito o tratamento para AIDS.

2. Retinite por CMV

Infecção pelo citomegalovírus (CMV) é bastante frequente em portadores de HIV, sendo capaz de provocar uma retinite com lesões nos pequenos vasos sanguíneos, que afetam estruturas importantes dos olhos e podem prejudicar a visão. Esta infecção costuma acontecer nos casos de AIDS com importante queda dos níveis de molécula de defesa CD4, que pode estar abaixo de 50/mcL.

O tratamento para esta infecção é feito com uso de agentes antivirais, como Ganciclovir, Foscarnete, Ciclovir ou Valganciclovir, por exemplo, que são indicados pelo infectologista. A terapia antirretroviral também é importante para evitar a piora da imunidade e a facilidade para infecções.

3. Infecção pelo vírus varicela zóster

A infecção ocular pelo vírus varicela zoster costuma afetar infecções bastante graves, com níveis de moléculas de defesa CD4 abaixo de 24/mcL. Esta infecção é chamada de síndrome da necrose progressiva da retina, e é caracterizada pela formação de lesões na retina, que podem aumentar e comprometer toda a retina, levando ao seu descolamento e perda da visão.

O tratamento é feito com a continuação da terapia antirretroviral, entretanto, nem sempre é possível haver melhora do quadro e recuperação visual.

4. Toxoplasmose ocular

Pessoas com a imunidade enfraquecida pelo vírus HIV têm maior chance de adquirir a toxoplasmose ocular, que é transmitido, principalmente, pelo consumo de água e alimentos contaminados. Esta infecção afeta, principalmente, o vítreo e a retina, e provoca sintomas como diminuição da visão, sensibilidade à luz ou dor ocular.

O tratamento é feito com uso de medicamentos com propriedades antibióticas e anti-inflamatórias. Em alguns casos, o oftalmologista poderá realizar cirurgias como fotocoagulação, crioterapia ou vitrectomia, como forma de diminuir as complicações da doença. Saiba mais sobre o que é a toxoplasmose, como se pega e como tratar.

5. Sarcoma de Kaposi

O sarcoma de Kaposi é um tumor característico de pessoas infectadas pelo HIV, que afeta qualquer região que contém pele e mucosas, podendo surgir também nos olhos, e afetar gravemente a visão.

O tratamento é feito com a terapia anti-retroviral, qiumioterapia, e, se necessário, cirurgia oftalmológica. Entenda melhor o que é o sarcoma de Kaposi e como surge.

6. Outras infecções

Diversas outras infecções podem afetar a visão das pessoas portadoras do HIV, e alguns incluem herpes, gonorréia, clamídia ou candidíase, por exemplo, sendo que todas devem ser tratadas pelo infectologista em conjunto com o oftalmologista. Saiba mais sobre quais são as doenças relacionadas à AIDS.

Categories : Todas