7 dicas para usar lentes de contato sem se expor a riscos – CTV

7 dicas para usar lentes de contato sem se expor a riscos

Nem sempre é fácil colocar em prática novos hábitos de saúde e bem-estar no dia a dia. A verdade, porém, é que alguns cuidados diários e relativamente simples trazem muitos benefícios para a vida de forma geral, principalmente quando falamos de saúde ocular e de um uso mais seguro e consciente das lentes de contato.

Para te ajudar a conquistar uma rotina mais confortável e livre de imprevistos com as lentes de contato, reunimos dicas importantes que podem ser colocadas em prática a qualquer momento, sem nenhuma complicação. Saiba mais logo abaixo:

Visite seu oftalmologista

O primeiro passo para começar uma rotina segura com as lentes de contato é lembrar que as consultas com o oftalmologista devem ser realizadas regularmente. Além disso, é o especialista quem determina o melhor tipo de lente para você e seu momento de vida.

Tenha solução multipropósito e estojo de armazenamento na bolsa

Com a rotina agitada, é importante que estejamos preparados para enfrentar todo e qualquer imprevisto, sem grandes dores de cabeça. Para quem usa lentes de contato, portanto, é fundamental carregar a solução multipropósito e o estojo de lentes na bolsa caso surja alguma surpresa.

Não mexa nos olhos com as mãos sujas

Quando falamos de lentes de contato de descarte diário, a recomendação de limpeza tradicional com solução multipropósito não se aplica, já que as lentes devem ser descartadas após o uso, ao fim do dia. Ainda assim, o cuidado com a higiene das mãos e unhas na hora de colocar e retirar as lentes deve continuar o mesmo.

Anote no calendário a validade das lentes de contato

Para quem tem medo de usar as lentes além do tempo recomendado, a dica é anotar a data de validade das mesmas no calendário. Isso faz com que você não se esqueça de quando começou a utilizá-las e esteja atento ao prazo de validade, sem se expor a nenhum tipo de risco mais grave.

Prefira lentes de descarte diário na praia ou na piscina

Lentes de contato e férias não combinam? Elas podem combinar, sim. A dica, no caso de ambientes com mar ou piscina, é investir nas lentes de contato de descarte diário e com proteção UV.

Não durma com lentes de contato

Neste caso, a recomendação dos especialistas é uma só: nada de cochilar com as lentes de contato. Quando os olhos permanecem fechados por muito tempo, a lubrificação diminui, que leva ao ressecamento da lente e pode provocar a sua aderência à córnea – com a lente “grudada” nos olhos, as chances de lesões e infecções por micro-organismos se tornam maiores.

Tenha um colírio oftalmológico

É normal sentir um certo desconforto durante o processo de adaptação das lentes de contato, como se os olhos estivessem secos. Essa sensação também é sentida por quem reside em lugares com baixa umidade ou trabalha em ambientes expostos ao ar condicionado, fatores que prejudicam a lubrificação e hidratação das lentes.

Fonte: Minha Vida

Categories : Notícias