Cuidados com os olhos na prática esportiva: proteja sua visão – CTV

Cuidados com os olhos na prática esportiva: proteja sua visão

Cuidados com os olhos na prática esportiva: proteja sua visão

Qualquer atividade física pode deixar o atleta vulnerável a lesões. Mas você já parou pra pensar que isso se estende à visão? O trauma ocular está entre os quatro mais comuns no esporte. Isso porque o olho é o órgão mais exposto nos exercícios, e 25% dos atendimentos óticos estão ligados ao esporte. Por isso, saiba quais são os cuidados com os olhos na prática esportiva – e proteja os seus de traumas causados por impactos ou até pela exposição excessiva à raios ultravioleta.

Cuidados com os olhos na prática esportiva: óculos adequados

Alguns esportes requerem atenção especial, seja pela necessidade de visão acurada (em modalidades de precisão, como tiro esportivo), ou pelo risco de lesão. O squash, por exemplo, requer sempre uso de óculos de proteção por segurança. Esportes no gelo como esqui e snowboard necessitam de óculos de proteção que devem incluir bloqueio da radiação ultravioleta, presente em alta intensidade na neve.

Natação e outros esportes aquáticos têm seus óculos específicos, que protegem contra cloro e areia e são de uso mais comum. Esportes ao ar livre, como ciclismo e vôlei de praia, podem e devem ser praticados com óculos escuros esportivos – também com proteção ultravioleta. Existem ainda óculos de proteção feitos especificamente para alguns esportes e para determinados atletas. No basquete, se permite até uso de mascaras protetoras em casos de fratura facial!

Portanto, seja nas quadras, no campo, nas piscinas ou nas trilhas, lembre-se sempre dos cuidados com os olhos na prática esportiva!

Fonte: SportLife

Categories : Todas