Quem usa lentes de contato tem mais chances de sofrer infecção ocular – CTV

Quem usa lentes de contato tem mais chances de sofrer infecção ocular

Quem usa lentes de contato tem mais chances de sofrer infecção ocular

Pesquisadores do Moorfields Eye Hospital, na Inglaterra, descobriram que usuários de lente de contato têm três vezes mais chances de contrair ceratite, uma inflamação na córnea que pode ser causada por fungos, bactérias ou pelo parasita Acanthamoeba. A má higiene das lentes é o principal motivo para o desenvolvimento de micro-organismos, conforme aponta o estudo publicado no British Journal of Ophthalmology, no ano passado.

A ceratite por Acanthamoeba causa sintomas como vermelhidão nos olhos, dificuldade de abri-los, sensação de queimação, produção excessiva de lágrimas e hipersensibilidade à luz. Esses sintomas, na maioria das vezes, podem ser facilmente confundidos com outras doenças oculares, como a conjuntivite.

O tratamento, que pode levar algumas semanas, deve ser orientado por um oftalmologista e, normalmente, inclui a aplicação de colírios específicos. Em alguns casos, porém, a doença pode ser bastante grave. Há relatos sobre pacientes que permaneceram em tratamento durante 10 meses e acabaram com menos de 25% da visão ou ficaram cegos. O transplante de córnea é uma opção. Há situações em que se faz necessário retirar o globo ocular e substituí-lo por uma prótese de acrílico ou um olho de vidro.

Além da perda parcial da visão ou cegueira, algumas doenças podem surgir como consequência da cerarite, como glaucoma, catarata, inflamação da esclera e da retina, queda da pálpebra.

Fonte: Metrópoles

Categories : Notícias