Não é segredo para ninguém que o consumo de sal em excesso faz mal à saúde, mas poucos sabem que este excesso prejudica também a visão. O excesso de sal dificulta a manutenção do baixo nível intracelular de cálcio que é responsável pela transparência das lentes dos olhos.
A catarata é uma doença que atinge praticamente todas as pessoas acima dos 75 anos, pois ela geralmente está relacionada ao envelhecimento, porém, a catarata subcapsular posterior pode aparecer em qualquer idade e seu aparecimento está relacionado com, além do consumo abusivo do sal, traumas, hereditariedade, uso contínuo de corticoides e diabetes.
Este tipo de catarata, assim como a comum, também embaça o cristalino, a diferença é que na catarata subcapsular posterior a opacificação ocorre na parte de trás do cristalino, por este motivo que a aversão à luz é mais intensa.
Para a prevenção desta doença, é importante reduzir o consumo de sal, optando por outros temperos naturais. Evite alimentos industrializados que contenham glutamato de sódio, embutidos e conservas. O consumo de bebida alcoólica e cigarros também devem ser evitados. Consuma mais frutas e vegetais frescos, pois ajudam a adiar o surgimento da doença.
Além disso, nunca deixe de usar os óculos de sol, pois eles protegem os olhos da radiação ultravioleta. Procure também utilizar bonés e chapéus.
O único tratamento para eliminar a doença é a cirurgia de catarata, que é efetuada com sucesso em mais de 95% dos casos.